Breve concepção sobre Linguística Textual, texto e contexto

A evolução dos estudos diretamente relacionados ao texto – análise transfrásica, gramáticas textuais e teorias do texto –, passou a constituir o principal interesse da Linguística Textual desde o final da década de setenta, época em que o foco desta ciência deixou de ser a competência textual dos falantes e passou a considerar a noção de textualidade como “um modo múltiplo de conexão ativado sempre que ocorrem eventos comunicativos” (BEAUGRANDE e DRESSLER, 1981).

Outras noções da Linguística Textual também devem ser consideradas, tais como o contexto e a interação entre autor, leitor e obra. Juntas, essas noções, além de serem básicas para a comunicação humana, também constituem objetos de estudo da Linguística Textual.

 

  1. 1.    Linguística Textual

 

Houve várias orientações no âmbito dos estudos linguísticos o que gerou diversas  propostas metodológicas. Essas propostas podem ser agrupadas em duas tendências: a Análise do Discurso, seguindo a linha francesa, e a Linguística Textual, com origem nos países germânicos, como Alemanha e Países Baixos, ou no Reino Unido, por exemplo.

Um dos temas específicos, dominantes na Análise do Discurso é a interação com outros seres humanos por meio da criação de sentidos, o que chamamos de construção textual. O ser situado em um determinado momento histórico, os sentidos que ele produz e as ideologias que ele subjaz a sua mensagem, o torna participante do ato comunicativo mediante a produção de textos e, como resultado, a produção de sentido sobre o que vai dizer e aonde quer chegar com determinado discurso dentro de um determinado contexto. Vamos esclarecer a seguir um pouco sobre a noção de texto e de contexto que permeiam os estudos relacionados à Lingüística Textual.

2.Texto

 

A palavra texto tem a sua origem no latim, textum, que significa tecido. Assim como nas roupas e nos tapetes, em que os fios do tecido não estão soltos, dispostos a esmo pelo espaço, há, portanto pontos que os ligam, formando um conjunto de fios entrelaçados que por sua vez formam a blusa ou o cachecol – o mesmo ocorre na produção de texto. Há nele elementos que se ligam e se conectam, dando forma ao produto [texto] conferindo-lhe corpo, estrutura, ou seja, um sentido. Seja um texto oral ou escrito, a noção de sentido só poderá ser determinada pelo processo constante de interação entre a tríade autor-texto-leitor. Portanto um texto pressupõe um leitor/ouvinte, caso contrário o objetivo primordial do texto – a transmissão de conhecimento e/ou estabelecer uma comunicação – não pode ser efetivada.

A produção textual não tem por finalidade única a transmissão de informações com o único objetivo de se estabelecer uma comunicação. Um texto bem redigido pode defender um ponto de vista, vender uma ideia, apresentar uma justificativa, ou seja, dependendo do contexto em que ele foi produzido, por quem, para quem, com qual finalidade, com o objetivo de atingir que tipo de leitor e com que tipo (gênero) de texto, este pode ser interpretado de diversas maneiras ou até mesmo assume um caráter incompreensível, não podendo ser interpretado por um leitor/ouvinte que não esteja de acordo com o contexto em que tal texto foi produzido, ou admite várias interpretações: tudo vai depender das intenções do autor/falante.

 

  1. 2.    Contexto

 

O contexto é um conjunto de condições externas a língua. Expressa o conhecimento de mundo e o repertório lexical do autor/falante que conduz no leitor/ouvinte as intenções do autor aos quais serão necessárias para a produção, para a recepção e para a interpretação do texto. É por meio do domínio e da organização das ideias advindas dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais que as informações, as pretensões e as intenções são reveladas e interpretadas e também atendidas.

O conhecimento linguístico compreende o domínio lexical e gramatical do autor/falante no tocante a organização e estilização das suas ideias e conceitos. Quanto às vivências, as experiências vividas pelo falante, ao conhecimento geral que ele possui acerca do mundo, um tipo de thesaurus mental, sempre acompanhado de eventos espaço-temporais, é chamado conhecimento de mundo (ou conhecimento enciclopédico) e também pode – e deve – ser explorado pelo produtor do texto permitindo a construção de sentidos. Finalmente, a interação por meio da linguagem constitui o conhecimento interacional compreendido pela ilocução, ou seja, quais são os propósitos, os objetivos pretendidos pelo produtor do texto em uma determinada situação interacional, pelo conhecimento comunicacional onde se seleciona a variante linguística adequada a cada situação de interação adequando assim o gênero textual a situação comunicativa, pelo conhecimento metacomunicativo, a utilização de vários tipos de ações linguísticas configuradas no texto, e por último pelo conhecimento superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais, que permite identificar textos que sejam adequados aos diversos momentos da vida social.

O conjunto desses conhecimentos constitui modelos episódicos ou frames. São resultados de experiências do dia a dia determinados espácio-temporalmente generalizando-se na medida em que várias experiências do mesmo tipo tornam-se comuns aos membros de uma mesma cultura ou de um determinado grupo social. Portanto o texto e o contexto são duas faces da mesma moeda..

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Um comentário sobre “Breve concepção sobre Linguística Textual, texto e contexto

  1. Excelente contribuição para o trabalho do professor nas disciplinas de Linguagem e Interpretação de Texto, bem como, Leitura e Produção Textual.

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