Alguns pontos a serem considerados para a produção de textos escritos

A fala é um atributo do homem. A língua, por sua vez, é um atributo da fala. Textos, orais ou escritos, constituem a base da comunicação humana. Então, o que é e para que serve escrever? Há concepções errôneas sobre o tema que sustentam a idéia de que escrever é tão somente treinar escritas de palavras soltas, textos descontextualizados, frases inventadas, enfim, uma porção de letras e frases e orações sem nenhum objetivo, para nada e para ninguém. Escrever é uma atividade caracterizada por diversas noções. Vejamos algumas delas:

Escrever é como falar, é um ato natural oriundo da interação entre dois seres humanos ou mais. Trocar informações, idéias, dizer algo a alguém sobre um determinado pretexto é uma atividade inerente á fala e a língua humana.

Considerando a interação entre os seres humanos, escrever é uma atividade cooperativa. É uma atividade que envolve o que está sendo dito (sentido) e a decodificação do que está sendo dito por meio de uma intenção (por que está sendo dito). Eis dificuldade de se escrever sem saber para quem.

A produção de texto como atividade cooperativa, escrever a outros e de forma interativa, constitui, portanto uma atividade contextualizada. Todo indivíduo está situado em algum lugar do tempo e do espaço e, consequentemente, sofre suas influências. Surgem daí os valores que irão determinar certas escolhas lingüísticas. Sendo assim, não se escreve da mesma maneira em contextos diferentes.

Tal como falar, escrever é uma atividade necessariamente textual. Todo falante organiza de um modo ou de outro seu repertório lexical, não fala ou escreve com frases e palavras soltas, justapostas aleatoriamente, o que pressupõe o fato de que, sejam eles orais ou escritos, só nos comunicamos por meio de textos.

Por trás de todo texto há um tema. Por tanto escrever é uma atividade tematicamente orientada. Ou seja, há uma idéia central, um tópico, um tema global pelo qual o texto vai seguindo, cada segmento vai-se orientando por esse tema, enfim, há sempre um ponto em vista.

Para se obter um determinado fim, para se cumprir um determinado objetivo, escrever é uma atividade intencionalmente definida. Como propõe estudos relacionados a teoria dos atos da fala, todo dizer é uma forma de fazer, de agir, de atuar sobre o meio em que vive.

Todo texto é marcado por particularidades que envolvem o falante. A língua não pode existir em função de si mesma, portanto escrever é uma atividade que envolve além de especificidades lingüísticas, outras pragmáticas.

Escrever é uma atividade que se manifesta em diferentes gêneros textuais. Nem todo texto segue o mesmo esquema de seqüenciação, não possui o mesmo conjunto de partes. Uma receita de bolo é bem diferente de uma bula de remédio por exemplo.

Escrever é uma atividade intertextual. Há sempre uma necessidade de retomar a outros textos mesmo que o autor não tenha consciência disso. Estamos sempre voltadas a outras “vozes”, a outras fontes, próximas ou remotas.

Por fim, a escrita é uma atividade em relação de interdependência com a leitura. Ler é a contraparte de escrever, ou melhor, ler é escrever duas vezes. Portanto é uma atividade que se completa com a outra. O que há é apenas a sensação de solidão quando estamos escrevendo ou lendo, mas existe sempre alguém do outro lado.

A construção do texto escrito envolve três fases:

  • Começa antes da tarefa de grafar;
  • Inclui essa tarefa de grafar;
  • E, finalmente, é uma atividade que ultrapassa o momento da primeira versão.

Enfim, é preciso levar em conta o conjunto de palavras que caracterizam um bom funcionamento e um reconhecimento por parte de quem lê e de quem escreve um texto. Destaco aqui algumas dessas propriedades do texto:

  • A coesão;
  • A coerência;
  • A informatividade;
  • E a intertextualidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s