Alerta para uma possível extinção

No dia 17 de dezembro de 1995 o jornal O Estado de São Paulo publicou um artigo intitulado “Planeta perde 70 espécies por dia”. Neste texto, Der Spiegel faz um alerta sobre a extinção de diversas espécies – animais e vegetais – e, implicitamente, relaciona esse nefasto fenômeno ao intenso e rápido desenvolvimento do progresso humano.

Nove anos depois (17 de março de 2009), a revista Meio Ambiente Hoje publicou uma matéria análoga ao texto de Spiegel intitulada ”No Dia Mundial da Água, humanidade está preocupada com a escassez” em que o redator, com base em dados e números assustadores, sugere um futuro seco, quente e árido devido a uma bem possível extinção da água.

A água, como sabemos, é fundamental para a manutenção da vida na terra enquanto que animais e vegetais são essenciais para a perpetuação de nossa e de várias outras espécies de vida terrestre. É um ciclo. Há uma interação entre ambas as partes, uma sincronia. Ou pelo menos havia.

Tanto Spiegel quanto a revista nos traz argumentos suficientemente convidativos a uma reflexão sobre nossos hábitos – sociais e culturais -, e suas influências no meio ambiente em que vivemos. Assim, em ambos os textos, vemos que a “esperança” de uma recuperação do planeta está definitivamente em nossas mãos.     

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s