Análise comparativa entre os poemas Poema de sete faces de Carlos Drummond de Andrade e Com licença poética de Adélia Prado

Em Com licença poética (Bagagem, 1976), por meio das expressões “um anjo esbelto e desses que tocam trombeta, anunciou”, Adélia Prado anuncia o nascimento do eu lírico feminino e sua predisposição a seguir a sina de poetisa. No terceiro verso “vai carregar bandeira” (alusão a Manoel Bandeira) e “Cargo muito pesado para mulher” admite ser o ofício de poetisa muito árduo por ela não possuir as habilidades grandiosamente poéticas de Manoel Bandeira. Mais adiante, Prado admite, com uma linguagem um pouco ácida, sua humildade como “poeta-mulher” diante do universo feminino. Em seguida volta a assumir sua condição – “Cumpro a sina” – de poetisa. Ao final do poema, Adélia Prado retoma a ideia de “poder feminino”, ou seja, mesmo sendo mulher, (dona de casa, mãe, esposa), ela pode e deve continuar o seu trabalho e sua condição como “mulher-poeta”: “Mulher é desdobrável. Eu sou”, finaliza retomando a referência a Drummond.

Há, evidentemente, uma intertextualidade paródica com o Poema de sete faces de Carlos Drummond de Andrade, evidência clara logo nos primeiros versos. As antíteses em relação ao poema de Drummond surgem com os adjetivos: o anjo de Adélia Prado é esbelto enquanto que o anjo drummoniano é torto e “desses que vivem na sombra” evidenciando a superioridade feminina em relação à fraqueza masculina. Drummond expõe os desejos sexuais desenfreados dos homens e Adélia, seu poder feminino em resolver os problemas da vida sem precisar se embriagar. Drummond cobra a razão de seu abandono por Deus e Prado afirma que dor não é amargura. A antítese também é clara no que se refere ao paradigma dos poemas – um sob o signo do não (poeta maldito), homem e o outro sob o signo do sim, expressos pelos adjetivos “esbelto”, “trombeta” e “desdobrável”, mulher.

Enfim, o poema pessimista de Drummond transforma-se em uma ode a mulher.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s